terça-feira - 12 - dezembro - 17
Home / Famílias / A Minha Adolescência

A Minha Adolescência

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiaste 3.1)

Esta é a fase que mais mexe com os pensamentos, sentimentos e emoções, no círculo da vida. Sem contar com as que já foram abordadas.

Podemos dizer que este período pode ser considerado, o que mais movimenta com os sentimentos humano. Temos em primeiro lugar os agradáveis, tais como: “Carinho, compreensão, compaixão e companherismo”. E depois os desagradáveis que são: “Desilusão, indignação, e incompreensão”. num momento gostam e logo depois desgostam, e sentem-se felizes e logo após infelizes. Por isso os nossos adolescentes devem ser orientadospara que tais sentimentos da vida, não venham produzir neles algo desagradável e imaturo, assim como temos visto muitos exemplos no mundo e também, infelizmente, dentro de nossas igrejas. Isso porque eles estão na idade que os orgãos do corpo aceleram no desenvolvimento, tornando-se necessárioque eles estejam prontos para encarar tais mudanças, sem correr nenhum risco, dando assim a nós pais, igrejas e instituições de ensino, a responsabilidade de formarmos neles o caráter e a moral, que contribuirão para grande parte de sua vida, tornando-os fortes para a futura família e sociedade.

“Como se tornar forte” ?

1º Obedeça as seus pais (Êx 20.12; Mt 15.4);

2º Não despreze seus pais (Dt 27.16; Pv 1.8);

3º Ouça a instrução deles (Pv 13.1).

Temos muitos exemplos de filhos que honraram seus pais, mas vou aqui citar apenas dois deles:

1º Jacó, por ouvir o conselho de seus pais, fugindo de seu irmão para casa de seu tio Labão (Gn 27.42-45);

2º O maior deles é “JESUS”. Vemos isso em (Lc 2.51; Jo 19.25,26).

Comentarista: Pastor Hamilton Luna.

Fonte: Texto Extraído da Apostila Família de Ponta a Ponta (1ª Edição – 1999). Uma obra usada para dar estudos para jovens, casais e seminários para família.

Escritores: Pastores: Mário Luna e Hamilton Luna.

About Pastor Mário Luna

Check Also

Consumo Compulsivo

Consumo Compulsivo

Consumo Compulsivo “Precisamos evitar comportamentos inadequados e precipitados em nossas escolhas preservando-nos de ceder a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com