terça-feira - 12 - dezembro - 17
Home / Famílias / Para Mulheres / Os Quatro Temperamentos Básicos das Mulheres
Os Quatro Temperamentos Básicos das Mulheres

Os Quatro Temperamentos Básicos das Mulheres

pastor mario luna

Os Quatro Temperamentos Básicos das Mulheres

O estudo dos quatro temperamentos vão ajudar as pessoas entenderem por que agem da forma que agem, e o que se pode fazer em relação aos pontos negativos de sua personalidade. O temperamento explica nosso comportamento, mas não deve servir de desculpas para ele. Sendo parte de nossa natureza humana, ele deve ser controlado. É verdade que os temperamentos básicos não se modificam. Entretanto, seus pontos negativos podem ser disciplinados, reorientados e até corrigidos com o auxílio do Espírito Santo. Teremos que determinar quais são os aspectos de nosso temperamento que interferem com nosso desenvolvimento espiritual, e depois iniciar uma renovação do espírito para superar estas fraquezas. A iniciativa de reconhecer os pontos positivos e negativos em nosso temperamento vai nos ajudar a entender melhor a nós mesmos e aos outros de uma forma bem melhor.

Quando entendemos que, pelo Espírito Santo, nossas fraquezas podem ser modificadas, passamos a revestir-nos das características do temperamento controlado pelo Espírito. Essa experiência pode modificar vidas e nos dar oportunidade de ter relacionamentos muito mais agradáveis.

Em Gálatas 5.16, somos admoestados da seguinte forma: “Andai no Espírito, e jamais satisfareis á concupiscência da carne. O teste principal em relação a nossas atitudes não é como agimos e sim como reagimos às adversidades e frustrações diárias da vida.

Gostaria de falar que alguns profissionais que estudam temperamentos tem dito que ninguém é constituído de um só temperamento; cada indivíduo é uma associação variada dos quatro temperamentos. Algumas pessoas serão uma mistura de dois, três ou até mesmo dos quatro temperamentos O importante nisso tudo é determinarmos nosso temperamento predominante, e depois consideremos nossos pontos negativos e positivos, como também o modo pelo qual o Espírito Santo pode ajudar-nos a superar os pontos negativos.

É POSSÍVEL NOS APERFEIÇOARMOS!

Ser cristão não é fingir uma coisa que não somos para agradar determindas pessoas. Nosso temperamento faz parte de nós e ficará conosco até o fim. Não tem como você ser uma pessoa mais fechada, com poucas palavras e para agradar pessoas se tornar uma tagarela.

O temperamento poderá modificar-se um pouco durante certos períodos de nossa vida, à medida que amadurecemos, passando da infância à juventude, e dai para a vida adulta. Desfrute das riquezas dos pontos positivos de seu temperamento; depois, peça a Deus para ajudá-la a modificar os negativos, para que você se torne mais cheia do Espírito Santo, e mais semelhante a Cristo Estes pontos negativos que impedem nosso bom relacionamento com Cristo são pecado. Sempre que cedemos a um deles, podemos ter certeza de que entristecemos o Espírito Santo ou o extingui¬mos. E  isso é pecado.

Vamos meditar em alguns textos da Bíblia para dar base ao que falamos acima.

“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda a malí< ia Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou.” (Ef 4.30-32.)

“Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal, pelo contrário, segui sempre o bem, entre vós, e para com todos Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco Não apagueis o Espírito” (1 Ts 5.15-19.)

Servir ao Senhor nos dá o privilégio de termos o Espírito Santos para nos ajudar a vencer nossas fraquezas. Não podemos abrigar dentro de nosso coração o pecado, pois caso isso esteja acontecendo não teremos vitórias sobre as nossas fraquezas.

“Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido.” (Sl 66.18.)

A primeira coisa que temos a fazer é seguir as instruções que nos são dadas em 1 João 1.9:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” Toda vez que entristecermos o Espírito Santo ou abafarmos a sua chama, precisaremos confessar nosso pecado, e depois agradecer a Deus pelo seu perdão e restauração. Sigamos a orientação de Paulo em Efésios 5.18, que nos diz para nos enchermos com o Espírito Santo:

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.”

Isto significa ser dominado ou controlado pelo Espírito.

Ser dominado ou controlado pelo Espírito é quando s fraqueza se apresenta em nós e pelo fruto do Espírito vencemos as fraquezas.  Em nós se manifesta o  amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Mas precisamos nos dispor a largar mão de nós mesmas e sermos controladas por Deus, e fazer de nossa vida aquilo que o Espírito Santo desejar. Temos que pedir a sua plenitude e agradecer a Deus pelo que Ele irá realizar em nós, crendo que ele o fará.

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”(1Ts5.18.)

“Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.” (2 Co 2.14.)

Iremos abaixo ter os quatro temperamentos one você pode clicar e conhecer seus pontos positivos e negativos e como estes pontos negativos podem ser transformados quando controlados pelo Espírito Santo.

Consideremos os quatro temperamentos na seguinte ordem:

 

 

 

 

About Pastor Mário Luna

Check Also

Depressão sem mistérios

Depressão sem Mistérios

Depressão sem Mistérios “Tristeza profunda, preocupação excessiva, acessos de choro e sentimento de fracasso são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com